Meu casamento: casando no civil ♥

sábado, 18 de março de 2017


       Boa tarde gurias ♥ Tudo bem com vocês?

       Iniciando mais um post sobre como foi o meu casamento, eu queria falar um pouco melhor como é casar no civil. Eu sei que muitas de vocês por não serem de família religiosa, não terem condições ou simplesmente por não terem a cerimônia religiosa como um sonho, optam por casar somente no cartório, o que de fato não é algo que não seja importante muito pelo contrário é a parte mais importante, que vai atestar de fato que tu casou e agora já pode mudar o estado civil no RG hahah
      Brincadeiras a parte essa é uma das etapas mais chatinhas e complicadas, requer muita paciência e compreensão de ambos os lados, porque vocês acreditam que o tempo de espera para saber se tu e teu companheiro podem ou não casar é de um mês? Um absurdo não é? Quando eu comecei a organizar os preparativos do casamento nem imaginava que fosse assim tão demorado e até bem complicado; Mas vamos com calma que eu vou explicar direitinho qual foi o passo a passo ;)

(Imagens da Internet)


      Então, como vocês sabem eu comecei a organização praticamente 2 mês antes e mesmo minha mãe falando que eu tinha que ir no cartório logo, caso contrário as datas que eu havia escolhido e inclusive já reservado pra lua de mel não iriam bater, eu continuei enrolando e enrolando até o dia 30/04 foi quando eu decidi ir até o cartório do meu bairro e pegar informações a respeito dos documentos, padrinhos, testemunhas, etc.
      No caso eu já havia pesquisado mais ou menos qual a documentação necessária na internet, li em alguns blogs a respeito e até pensei que seria simples mas gente, cada Estado tem suas leis e por incrível que pareça é tudo bem diferente de região pra região. No dia 30/04, eu não consegui marcar a data, pois precisaria de no mínimo 2 testemunhas e detalhe não podia ser as mães dos noivos, ou seja quem a gente iria encontrar assim tão rápido pra fazer parte desse processo que estivesse disponível? Resumindo: fomos pra casa com os documentos em mãos e não conseguimos encontrar alguém que pudesse ser nossas testemunhas :(


     Na semana seguinte, com mais tempo, consegui marcar com um casal de padrinhos para comparecer até o cartório e testemunhar nosso pedido de casamento, sim precisa de testemunhas para atestar que somos solteiros e estamos casando por livre e espontânea vontade (?) E as mesmas testemunhas seriam também os padrinhos que assinariam no dia marcado para o casamento ♥

    Ah, antes de conseguirmos marcar a data fomos umas 3 vezes durante a semana no cartório resolver a questão das certidões de nascimento atualizadas que são obrigatórias. Aqui na minha cidade ela custa em torno de R$ 30,00 mas já li na internet que existem cidades que o preço chega a dobrar, então é sempre bom se informar antes ;)
E essas certidões ficam prontas no período de 1 semana, se tu vai casar no mesmo cartório que foi registrada, que foi o meu caso, é mais fácil porque daí é só solicitar na hora. As certidões podem ser retiradas por qualquer pessoa, basta ter a carteira de identidade do solicitante e o dinheiro em mãos.

   Enfim! Conseguimos marcar a data do nosso casamento para o dia 04/06 que seria a data mais próxima do dia 12 de junho (dia em que começamos a namorar) para o período da manhã, já que a cerimônia religiosa seria a tarde e viajaríamos a noite para nossa lua de mel ♥

   No fim, mesmo com todos os imprevistos, as inúmeras idas ao cartório e a correria toda que foi nos casamos no civil e foi lindo! Parece algo bobo né? Mas eu juro pra vocês que enquanto a juíza falava eu me segurei muito pra não chorar hahah Esse tipo de cerimônia dura no máximo 10 minutinhos, é super rápido e a única coisa que tu precisa fazer é assinar os papéis juntamente com os padrinhos :)


   Depois dessa ida rápida ao cartório foi cada um pra um lado e aí começou mesmo os preparativos pra festa (♥), mas esse é um assunto para um próximo post ;) Espero que tenham gostado de saber como é o casamento no cartório e se caso tinham alguma dúvida, espero que ela tenha sido esclarecidas!

* Lembrando que para marcar a data que deseja tu precisa ir com pelo menos um mês de antecedência ao cartório mais próximo com as certidões de nascimento atualizada dos noivos, comprovante de residência de ambos, as 2 testemunhas e o dinheiro. O valor das certidões como eu já havia dito, é de R$ 30,00 e o valor do casamento aqui em Porto Alegre -RS é de R$ 175,00 em média! Mas também há formas de casar gratuitamente, basta assinar um compromisso junto com o cartório dizendo que você não tem o valor para fazer o pagamento e pronto, você possui direito igual de se casar :) *


      Beijo grande gurias, até o próximo post (E fiquem com algumas fotinhos desse momentos super importante pra mim ♥)!



(Imagens de minha Autoria)


(Imagens de minha Autoria)



(Imagens de minha Autoria)



(Imagens de minha Autoria)



(Imagens de minha Autoria)






    

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.