Como é ter um hamster? Cuidados, dicas e + ♥

quinta-feira, 3 de setembro de 2020
                   Oii gurias, tudo bem com vocês? 

                  Hoje estou aqui pra falar de um assunto que já teve vídeo no canal e se tu ainda não viu o link tá aqui em baixo ;) Mas como eu sei que muita gente prefere ler a ver vídeo, vou falar sobre por aqui também: MEU HAMSTER DE ESTIMAÇÃO ♥




                 Meu sonho de criança era ter um roedor como animal de estimação, de preferência hamster ou porquinho da índia e por coincidência hoje eu tenho as duas espécies de roedores e posso falar um pouco sobre cada uma, o escolhido de hoje foi o hamster, que está  mais tempo comigo ♥

Sempre fui muito apegada a bichos de estimação e em dezembro de 2019 ganhamos de presente o Barto que era bem nenenzinho, devia ter 2 meses e era do tamanho de uma tampinha de garrafa (real!). Tinha medo de pegar ele, na verdade até hoje tenho um pouco de receio hahah O Barto ele é super calmo mas quando fica estressado... A dica que recebi da veterinária é que para o hamster criar confiança em ti e não se assustar ou tentar morder, é alimenta-lo hahah Ou seja: ganhar ele pela barriga! Eu procuro todos os dias conversar com meu hamster no mesmo horário, dar petiscos e verduras (eles amam couve!) e sim ir ganhando a confiança dele ♥

Mas vamos ao que importa: Como é cuidar de um hamster? O hamster, no meu ponto de vista é um animal muito de boa. Ele é super independente, gosta de entrar em túneis, cavocar a serragem que forra a gaiola, correr em sua rodinha (principalmente a noite) e o mais legal é que ele se localiza muito bem! Eu diria que ele é um dos animais mais fáceis de cuidar, perde só pra tartaruga :)

A limpeza da gaiola pode ser feita 1 vez na semana, isso inclui: troca da serragem, limpeza ou troca dos canos/túneis, troca da água e reposição de ração. No momento eu dou ração própria para roedores que fica em torno de R$ 8,90 500g ou seja: dura meses! 

Além da ração é importante variar o cardápio do seu pet com frutas, verduras e legumes. Sempre pesquiso antes o que pode e o que não pode mas no geral o Barto gosta muito de: pepino, couve, banana, morango e claro sementes de girassol que eu não costumo dar todos os dias pois tem muita gordura e pode acabar fazendo mal em grande quantidade. 

Existem mix de sementes que fazem muito bem ao pet. Tu pode intercalar com a ração e deixar a disposição. 



Sobre o habitat, eles vivem em gaiolas e gostam de mudanças então sempre que eu faço a limpeza da gaiola, disponho os brinquedos em lugares diferentes. Podem observar, que eles gostam de explorar e quando mudamos as disposição da gaiola, eles ficam enlouquecidos hahah É importante que eles façam exercícios diários, por isso sempre deixo a rodinha a disposição dele e também coloco ele dentro de uma bola de plástico própria pra hamster para correr pela casa. 

Em questão de higiene o hamster é um animal muito limpo, não é recomendado que eles tomem banho com água, mesmo que morna. Eles são muito sensíveis e podem acabar ficando doente. Com isso existe um pó próprio para banho de hamster que é super baratinho e facilmente encontrado. 

A forração da gaiola pode ser feita de várias formas, eu gosto de usar serragem que acaba sendo ideal para ele se enterrar para dormir (hamster gostam de se sentir protegidos e cavam para dormir). A serragem também é super baratinha e dura muito!

Num modo geral, cuidar de um hamster é algo simples e muito barato. Não indicaria dar um hamster a uma criança de menos de 10 anos, pois eles são muito sensíveis e qualquer movimento mais brusco pode causar lesões. 

E média costumo gastar R$ 8,00 mensais com meu hamster. Se dividir pelos meses que duram a ração, a serragem e os mix de cerais é basicamente isso. Não costumo contabilizar os gastos com frutas, verduras e legumes pois são coisas que eu consumo normalmente e por consequência ele também. 

Sobre alimentação eu tenho muito cuidado com tudo que vou dar a ele. Alimentos que contenham maior quantidade de água como melancia e alface, podem causar diarreia. 

No inverno para deixa-lo mais quentinho, costumo colocar uma meia ou algum tecido tipo soft para ele se esquentar. Na maioria das vezes ele acaba rasgando o tecido (dentes super afiados) mas ele gosta muito! E falando em dentes, eu compro uma espécie de pedra própria para roedores e deixo pendurada na gaiola, assim ele pode desgastar os dentes evitando problemas futuros. 





E é basicamente assim que eu cuido do meu hamster! É um animal muito fácil de cuidar perfeito para quem mora em apartamento ou não tem muito espaço em casa. No geral eles não duram muito, infelizmente vivem de 2 a 4 anos no máximo dependendo da raça :( 

Espero que tenham gostado das dicas que compartilhei e ideais. Caso tenham mais dúvidas podem deixar nos comentários ♥ Um beijo e até amanhã, tchauuuu! 

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.